terça-feira, 9 de novembro de 2010

Eu sou uma ovelha e você?

Hoje fiquei pensando comigo mesma, por que será que Deus nos compara à ovelhas, e também por que Ele diz que é o Bom Pastor.
Resolvi então buscar informações com um amigo virtual que tem me ajudado bastante: o Google.
Eis o que encontrei:

Ovelha:
As ovelhas são, quase sempre, criadas em rebanhos. O manejo é bastante trabalhoso, seja pelo fato de se tratar de um rebanho grande, ou por serem animais sensíveis. Nas regiões mais frias, como no sul do Brasil, o cuidado com as crias recém-nascidas deve ser intenso, já que a época de partos coincide com os meses de inverno, quando se tratar de raças que possuem estacionalidade reprodutiva.
Além do frio, os criadores devem atentar para raposas e outros predadores, que cercam as fêmeas e roubam-lhes os filhotes. A lã, retirada no início do verão, importante fonte de renda para o criador, torna a crescer, garantindo ao animal a sua própria defesa ao frio.
Basicamente, a ovelha (fêmea) é um animal dócil, e sem nenhum mecanismo natural de defesa; o que deve ter influenciado para, na cultura popular, estar associada à ideia de inocência.
Fonte: Wikipédia


Confesso que fiquei um pouco surpresa e ao mesmo tempo feliz com as qualidades desses bichinhos: inocência, vivem em grupo, caracterizam-se por não ter defesa própria (o pastor as defende) contra predadores, são sensíveis e esse é um dos motivos pelos quais o manejo é trabalhoso.

Quantas vezes que por mais que nos esforcemos por algum objetivo em nossas vidas, percebemos que não conseguimos sozinhos?
Quantas vezes precisamos da ajuda de alguém? E mais, dependemos de alguém Superior.
Quantas vezes percebemos o quanto somos sensíveis e reconhecemos que precisamos de proteção e cuidados especiais?
É imprescindível reconhecer o perigo que se corre ao ficar longe do pastor. Por isso as ovelhas, ouvem a voz do pastor e o seguem.

O bom pastor cuida das suas ovelhas exatamente como elas são,  mesmo sendo um trabalho árduo, pois sabe do seu valor. Ele espera pelo retorno da lã e protege, especialmente as crias recém-nascidas.

"Eu sou o bom pastor. O bom pastor da a vida pelas ovelhas.
Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim."
João 10: 11, 14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário! Volte sempre!