sábado, 12 de março de 2011

De que modo tu cativas?

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."
Saint-Exupèry


Mas o que significa a palavra cativar?
Vamos ao dicionário....

Significado de Cativar:

v.t. Tornar cativo; prender, acorrentar.
Ganhar a simpatia, atrair, seduzir.
V.pr. Tornar-se cativo, perder a liberdade; enamorar-se.
Sendo assim, suponho que aquilo que cativei também é meu certo? Sim, de acordo com o significado da palavra, ou porque eu prendi, acorrentei, ou porque eu ganhei a simpatia, atraí, seduzi....
Deste modo penso que se tenho uma flor, uma planta, um bichinho de estimação, sou responsável por ele, e de acordo como eu tratá-lo ele pode crescer, tornar-se forte e lindo ou murchar, ficar doente e morrer aos poucos...
Bichos de estimação, plantas, objetos, não tem vontade própria e por isso, se estão sob nossa responsabilidade é porque quisemos que fosse assim, independente do modo como os tratamos.
Mas, e em relação aqueles que cativei, atraindo, seduzindo, ganhando a simpatia?
Concluo que também sou responsável por eles permanecerem ou não na minha vida, porque elas (as pessoas que amo) sim, tem vontade própria e podem simplesmente me deixar, se eu não tratá-los como devo. Os sentimentos bons que tiverem cultivado por mim, podem murchar e morrer aos poucos.
O que acontece é que somos egoístas na maioria das vezes e achamos que nossos amigos, familiares, namorado(a), esposo (a) ou seja quem for que  amamos, tem o dever de permanecer em  nossas vidas como prisioneiros, fazendo tudo o que nos agrada, sendo do jeito que queremos, ou falando o que queremos ouvir...
Mas ninguém gosta de se sentir preso, vigiado, sob controle, sob pressão, o tempo todo...
Isso é massante, sufocante e o fim é o afastamento, não tem jeito.
É preciso liberdade para que o amor amadureça e fique forte a cada dia, para que possamos "estar-se preso por vontade
Por isso 
"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."
"O Amor é a única coisa que cresce à medida que se reparte".
"Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que fez tua rosa tão importante."




" Não exijas de  ninguém senão aquilo que realmente pode dar." 




    Saint-Exupèry

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário! Volte sempre!