segunda-feira, 25 de abril de 2011

Consumista





Hoje fiquei bem pensativa sobre o assunto consumismo.
Isso porque eu estava navegando pela net e entre um site e outro, me entusiasmei com um esmalte de R$75,00, um corretivo facial de R$ 70,00, um perfume de R$380...
Ah...tinha também um batom de R$ 55,00, claro que fiquei interessada em mais que uma cor...Claro, todos os produtos  importados.
Dai parei e pensei..."poxa, eu não estou podendo gastar no momento", e, ao mesmo tempo me peguei pensando: "Mas se a fulana do blog "x" usa o tal esmalte, porque eu não posso? Afinal é possível comprar em 10x sem juros e sem frete...Aposto que foi assim que ela comprou..." rsrsrs
Gente, acredito que ter esse tipo de pensamento seja automático e comum com qualquer pessoa, mas o que faz a diferença é qual será a reflexão que faremos à respeito disso e, consequentemente, qual decisão iremos tomar: comprar ou não comprar?

É claro que se auto-presentear, se dar um mimo de vez em quando não faz mal a ninguém, mas...usar o cartão de crédito para parcelar compras de coisas que talvez nem serão usadas é algo que pode
estar sendo prejudicial à sua saúde, ao seu bolso, à sua família e porque não dizer à seus relacionamentos...A maioria das discussões entre casais está relacionada a questão financeira.

Sim, é preciso refletir bastante sobre o assunto, procurar amadurecer as próprias idéias, estabelecer prioridades, parar de se deixar influenciar por outras pessoas ou até mesmo pela mídia.

Infelizmente, acredito que nós mulheres somos as mais atingidas pela "doença", isso porque somos mais vulneráveis às propagandas, marketing, necessidade de competir com outras mulheres.
Um amigo me disse certa vez que as mulheres se vestem, se produzem para outras mulheres e não para chamar a atenção dos homens, claro que fiquei um tanto contrariada com essa afirmação, mas se analisarmos certas situações e comportamentos, isso acaba acontecendo com bastante frequência.

Não vejo mal nenhum em assumir minha real situação financeira e trocar a compra do esmalte de R$70,00 por um de R$2,50, o batom de R$55,00 por um de R$10,00, o corretivo de R$ 70,00 por um de R$30,00...hummm... pensando bem, eu já tenho um esmalte de cor bem próxima à que eu vi no blog da tal menina...quer saber? Vou usar esse mesmo, é lindo, e se eu fizer uma misturinha com um outro que tenho terei uma cor exclusiva...

Pensamento de pobre? Não, pensamento inteligente...Afinal, cada um sabe onde seu calo aperta não é? hehehe

E você é consumista? Faça o teste aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário! Volte sempre!